6 de jan. de 2009

Vocação Clariana



A vocação para a vida claustral clariana é uma resposta ao chamado que Deus mesmo dirige a uma jovem. Quando alguém se sente chamada, normalmente precisa fazer discernimento, e uma escolha radical. Esse discernimento poderá ser acompanhado e orientado pelas Irmãs Clarissas do Mosteiro Nazaré, quando a jovem entra em contato, através de carta, telefone, e-mail ou visita. O tempo de acompanhamento é considerado extremamente importante, pois ali se definem as verdadeiras motivações da vocação, além do fato de que a jovem já recebe uma formação muito importante antes do seu ingresso. Quando esta etapa demonstrar-se favorável, e depois de exames médicos, a jovem poderá ingressar no Mosteiro, com o consentimento das Irmãs.
Então, inicia uma etapa de formação chamada postulantado. Neste tempo recebe formação especial que a insere na vida clariana e a fortalece na fé cristã. Se permanecer firme na vocação, no final desta etapa, a postulante veste-se de noiva, é acompanhada pelas irmãs com velas acesas até a capela, onde se realiza uma celebração com cânticos de salmos e meditação de leituras bíblicas, sendo que em seguida há o corte solene do cabelo, que recorda o gesto de Santa Clara de Assis ao deixar a família para consagrar-se a Deus. As belas vestes são substituídas neste momento pelo pobre e simples hábito da Ordem das Clarissas e recebe um nome novo, sendo chamada de irmã. É um momento feliz para o mosteiro, porque uma vocacionada que assume a nossa vocação é considerada presente de Deus, uma nova irmã que Deus nos envia, com a responsabilidade de cultivar esta vocação. É o início do noviciado. Nesta etapa, que tem a duração de dois anos, a noviça se aprofunda na história e nos documentos disciplinares da Ordem. Concluindo o noviciado pode fazer a Profissão Temporária, por três anos. No juniorato, a jovem Irmã Clarissa está profundamente inserida na vida do Mosteiro, sendo protagonista de sua própria formação que é bem vasta neste período. No final do juniorato, poderá fazer a Profissão Solene de Votos Perpétuos, dizendo um sim definitivo ao chamado de Deus.

9 comentários:

  1. Oi irmãs...sou Frei Alvaci, jovem frade menor. Fico feliz em ver tão belo trabalho também aqui na internet. Vocês são o rosto feminino da Ordem Franciscana. Parabéns pelo exemplo e pelas orações...Se quiserem visitar o nosso blog, poderão conhecer meu trabalho em prol das vocações franciscanas da Província da Imaculada...
    www.pvfranciscanos.blogspot.com
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  2. Oi irmã Sandra Maria! Sinto muitas saudades suas, e das missas também!

    Carol!

    ResponderExcluir
  3. Amadas irmãzinhas em Cristo:impossivel passar por aqui sem comentar vossa beleza.Lindas!é a palavra que me ocorre para defini-las,principalmente a ir. MªJosé(que parece saida de um daqueles livros de contos infantis...).Alegro-me com a vossa existencia!peço vossas bençãos e orações e rogo à Deus que vos dê toda Paz e todo Bem para que continuem sendo no mundo Luz assim, como foi Santa Clara.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Queridas Irmãzinhas,
    Gostei tanto de ver vocês aqui! Tudo está muito lindo. Parabéns!
    Roberta

    ResponderExcluir
  6. Queridas Clarissas,
    Sua divulgação ficou muito linda. Estou também informando pessoas amigas para que vejam e conheçam a vida de vocês. Abraços.
    Luiza

    ResponderExcluir
  7. Clarissas,
    Vejam quanta graça está em viver como vocês vivem! Tenho um sonho de conhecê-las.
    Abraços.
    Graziella

    ResponderExcluir
  8. Estou na dúvida sobre minha vocação, logo entrarei em contato pois Santo Antônio é o meu protetor!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário