18 de mai. de 2011

Celebrações Durante o Jubileu de 800 Anos da Ordem de Santa Clara

 

 

Santa Clara

Missa presidida por Frei José Lino Lückmann

Dia 11 de maio de 2011

Quarta feira da 3ª semana da Páscoa — Ano A

800 anos da Fundação da Ordem de Santa Clara

Jesus Eucarístico, a força de Santa Clara

A Providência divina jamais deixou de agir em favor da humanidade. Sua bondade manifestou-se, de forma grandiosa, ao saciar, definitivamente, a fome e a sede da humanidade, por meio de seu Filho Jesus. Sabendo-se saciado por Jesus, alimento celeste, o cristão recobra as forças, e não se deixa abater pelos revezes da vida. O pão eucarístico é o alimento verdadeiro. Engana-se quem imagina poder enfrentar o deserto do mundo, sem contar com ele. Santa Clara fez esta experiência inúmeras vezes ao longo de sua vida. Encontrou em Jesus eucarístico proteção para suas irmãs e a cidade de Assis do perigo dos sarracenos, e forças para suportar os anos de sua longa enfermidade. Passava horas em oração diante de Jesus eucarístico e a sua experiência de contemplação vivida na Eucaristia brotava um imenso amor pelos irmãos e irmãs.

Antífona da entrada: Que o vosso louvor transborde de minha boca; meus lábios exultarão, cantando de alegria, aleluia! (Sl 70,8. 23)

Oração do dia: Permanecei, ó Pai, com vossa família e, na vossa bondade, fazei que participem eternamente da ressurreição do vosso filho aqueles a quem destes a graça da fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Comentarista: A palavra de Deus vai se espalhando pelo mundo graças à fé e à generosidade de pessoas que se sentem fortalecidas pelas promessas de Jesus. A exemplo das primeiras comunidades, Santa Clara conta com a força e a proteção de Jesus para acolher as irmãs que, com ela, dão início a uma nova família religiosa no seio da Igreja.

1ª leitura – At 8,1b-8

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

1bNaquele dia começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judéia e da Samaria. 2Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram grande luto por causa dele. 3Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão. 4Entretanto, aqueles que se tinham dispersado
iam por toda a parte, pregando a Palavra. 5Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo.
6As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. 7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade.

— Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 117(118)

Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

1. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / cantai salmos a seu nome glorioso, / dai a Deus a mais sublime louvação! / Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras!

2. Toda a terra vos adore com respeito / e proclame o louvor de vosso nome!”/Vinde ver todas as obras do Senhor: /seus prodígios estupendos entre os homens!

3. O mar ele mudou em terra firme, / e passaram pelo rio a pé enxuto. / Exultemos de alegria no Senhor! /Ele domina para sempre com poder!

Aclamação ao Evangelho

Aleluia, aleluia, aleluia!

Quem vê o filho e nele crê, este tem a vida eterna, e eu o farei ressuscitar no último dia, diz Jesus (Jo 6,40). 

Evangelho – Jo 6,35-40

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35 “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome
e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. 38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia.” — Palavra da salvação

Oração da assembleia

Pr: Confiantes na bondade infinita do Pai, apresentemos as nossas preces. E digamos após cada invocação: Senhor atendei a nossa prece!

1. Senhor, que a Igreja seja fermentada pelo Espírito do Ressuscitado e nos ensine a cultivar a concórdia e a comunhão, nós vos pedimos:

2. Ó Deus, fazei com que nossa Comunidade tenha sempre muita fé e dê corajosamente testemunho da ressurreição de Jesus e almeje com alegria a vida plena, nós vos pedimos:

3. Senhor, que os cristãos e cristãs não tenham medo e se comprometam com a missão de continuar a atividade de Jesus, e testemunhem que vosso amor doado a cada um de nós até a morte é o sinal da vitória, nós vos pedimos:

4. Senhor, que, exemplo de Santa Clara, nosso amor devoto pela eucaristia seja cada vez maior e que nos leve a amar nossos irmãos e irmãs, nós vos pedimos:

5. Senhor, que o vosso Espírito Santo acompanhe os Bispos brasileiros reunidos em assembleia, nós vos pedimos:

6. Senhor, abençoai a comunidade de Irmãs Clarissas do Mosteiro Nazaré e dai-lhes santas e perseverantes vocações, nós vos pedimos:

Pr: Ó Deus, justo e fiel, despertai em nosso coração um transbordante amor pela Eucaristia, de modo que recebendo o corpo e sangue de vosso Filho, sejamos capazes de amar verdadeiramente os irmãos e irmãs e recebamos a graça da vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Sobre as oferendas: Concedei, ó Deus, que sempre nos alegremos por estes mistérios pascais, para que nos renovem constantemente e sejam fonte de eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhão: Ressuscitou e manifestou-se a nós o Senhor que nos remiu com seu sangue, aleluia!

Depois da comunhão: Ouvi, ó Deus, as nossas preces, para que o intercâmbio de dons entre o céu e a terra, trazendo-nos a redenção, seja um auxílio para a vida presente e nos conquiste a alegria eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Benção de Santa Clara

O Senhor nos abençoe e nos proteja

Faça resplandecer sobre nós a sua face

E nos dê a sua misericórdia

Volte para nós o seu olhar e nos dê a paz

Derrame sobre nós as suas bênçãos

E no céu nos coloque entre os seus santos e santas.

O Senhor esteja sempre conosco e que nós estejamos sempre com Ele.

Um comentário:

  1. Achei esta Oração interessante e deixo aqui o link dela para os interessados:

    Titulo dela é Oração Poderosa da Santa Cruz

    http://www.cientistaherbertalexandre.com/minhas-obras/obras-do-ano-de-2011/ora%C3%A7%C3%A3o%20poderosa%20da%20santa%20cruz/

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário